terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Considerações parciais.

Até este momento, podemos parcialmente concluir que muitas dúvidas e certezas continuarão a fazer-se presente pelo fato de estarmos sempre em processo de desenvolvimento e construção.


Afirmamos com certeza de que com o uso dos jogos a aprendizagem torna-se mais gostosa e desafiadora, pois instiga o aluno a criar estratégias quando é desafiado pelo jogo. Através dele, a criança explora o novo, interage com o outro, estimula sua criatividade e constrói seu saber. Em resposta as nossas dúvidas iniciais, para a criança é mais fácil desafiar a tecnologia, pois ela não tem medo de descobrir o novo sem usar o manual. A metodologia presente nos jogos proporciona para a criança o desenvolvimento de sua atenção, de seu raciocínio e de habilidades perceptíveis e motoras. Discutindo sobre este tema, percebemos quantos caminhos podemos traçar para chegar à uma aprendizagem forte e significativa, deixando de usar o computador apenas como passatempo, e dispondo dele para construir uma proposta pedagógica rica e estimulante, que proporcione ao aluno o prazer de vir e ficar na escola.

Respondendo nossa problemática inicial, entendemos que os alunos aprendem porque se sentem desafiados, quando mexemos com o imaginário da criança, propondo à ela desafios, se sente estimulada e elabora um caminho fácil e cheio de estratégias, possibilitando uma construção de conhecimento autônoma, partindo posteriormente para uma construção coletiva, onde professores e alunos trocam seus saberes.

Fica ainda em nós uma dúvida difícil de ser respondida: Porque há tanta resistência por parte das escolas em apropriar-se destes recursos e disponibilizá-los aos alunos, fazendo do uso dos jogos um aliado no processo de aprendizagem? Quando conseguirmos transpor esta barreira, deixar de lado o medo do novo, faremos de nossas escolas um coletivo, onde todos detém o saber.



Avaliação individual



Vanessa Lunkes

A presença da tecnologia é gritante hoje em nossa sociedade. A escola como agente formador de caráter deve acordar para a realidade, e proporcionar aos seus alunos espaços de construção de aprendizagem multimídias, aliando os jogos no desenvolvimento dos conteúdos. Proporcionar estes espaços desafiadores à seus alunos é garantir uma troca de saberes rica e uma construção coletiva de aprendizagem. Esta tarefa deve começar pelo professor. Ele deve ser o primeiro a dispor deste recurso na sua metodologia.



Sabrina Bastos

É importante que as escolas estejam preparadas para trabalhar com as tecnologias. É necessário que os professores integrem elas aos seus conteúdos e no planejamento de suas aulas, por que através delas se proporciona um ensino desafiador onde o aluno participa de maneira dinâmica traçando metas e objetivos para a construção de sua aprendizagem. Através das tecnologias os alunos têm acesso a muitas informações. A partir dessas informações eles têm oportunidades de compartilhar com outros e refletir sobre elas para construir o seu próprio conhecimento.



Aline Mello



A partir do lúdico a criança é estimulada a desenvolver as suas potencialidades. Notamos como é grande a participação e interesse dos envolvidos nestas atividades. Além disso o jogo há muito tempo é utilizado como meio de passatempo, porem surgiu em vários momentos com o intuito de proporcionar a aprendizagem por um meio mais fácil e prazeroso. Precisamos alinhar o saber com algo que traga gosto pelo individuo. Que desperte seu interesse, sua pesquisa e seu conhecimento será muito mais efetivo. Com o auxilio das novas tecnologias temos estratégias que facilitam o aprendizado utilizando estes recursos



Viviane Hermann



A informática é a cada dia um instrumento indispensável no cenário educacional e sua utilização como ferramenta de auxilio a aprendizagem e sua ação no meio social vem aumentando de forma rápida entre nós, no entanto muitos professores dificilmente percebem que o computador pode ser usado como instrumento, onde o estudante pode desenvolver, experimentar, simular, etc.

O aprendizado no computador ocorre pelo fato do aluno poder executar tarefas usando diversos tipos de aplicativos: processadores de textos, planilhas, banco de dados, programas de construção e manipulação de gráficos, calculadoras numéricas, jogos....







Avaliação do grupo:



Discutindo esta problemática, vimos o quanto é importante atualizar-se enquanto profissional, estar atento aos novos recursos, para trocarmos com nossos alunos saberes. Para nós, trabalhar com este tema remete a nossa formação acadêmica, estamos nos construindo como sujeitos que futuramente construirão outros.

Acreditamos que a busca de informação é um procedimento essencial para que possamos ter uma posição ativa na construção do conhecimento. A partir da construção deste projeto percebemos nosso crescimento e autonomia para trabalharmos com um assunto muito importante que precisa ser repensado pelas escolas e professores.

Salientamos ainda que devam ser oportunizadas situações significativas aos alunos, criando assim um desafio que exija deles a coleta de recursos, possibilitando uma construção e reconstrução para resolvê-lo.

4 comentários:

  1. Observando o blog, visualizando este, percebemos uma grande evolução do grupo em relação as postagens, estas estão de forma organizada, o layout do blog ficou muito bonito, as postagens são sempre bem interessantes, relacionadas ao tema do grupo, assim logo abaixo, segue a nossa avaliação do projeto desenvolvido, segundo os critérios de avaliação deste PA.
    Abraços,


    1 - as sugestões dadas no grau A foram incorporadas no projeto?

    Em parte sim, pois no nosso ver faltou um olhar mais reflexivo, uma interação mais das envolvidas neste projeto com suas pesquisas, nas demais contribuições foram contempladas, pois esta já citada era a mais visível.
    .
    2 - o projeto está bem apresentado, é possível compreender claramente o que ele vai tratar e tem todos os dados de apresentação (dados sobre o curso, PA, integrantes do grupo, etc)?

    Sim, visivelmente o projeto está bem apresentado, e é de fácil compreensão para os demais pesquisadores compreenderem a temática que está sendo desenvolvida.

    3 - a justificativa do projeto está coerente com o que foi desenvolvido?

    Sim, pois segundo o que está descrito na justificativa do projeto deste grupo, contempla a educação, e de certa forma está coerente e desenvolvido.

    4 - os objetivos foram atingidos?

    Acompanhando o blogg do grupo, percebemos que a partir do objetivo do grupo de “investigar como os alunos aprendem através das tecnologias digitais”, que faltou uma interação a mais, uma olhar mais reflexivo de como realmente este alunos aprendem com as tecnologias digitais

    5 - as certezas provisórias foram mantidas ou se transformaram em dúvidas? 6 - as dúvidas temporárias foram solucionadas? 7 - a problemática que gerou o projeto foi respondida satisfatoriamente?

    Estas questões iremos respondê-las juntas, pois retornamos ao ponto que já havíamos comentado na primeira questão sobre a nossa percepção que o grupo, necessitava de uma interação a mais com o blog, com as postagens ali feitas, e assim percebemos que muitas questões ficam em aberto, como é facilitada o aprendizado dos alunos segundo a inserção das tecnologias em pró da educação, algumas certeza provisórias tornaram dúvidas e assim ficaram muitos pontos a serem contemplados.

    8 - forão elaboradas as considerações finais (conforme orientação fornecidas no encontro anterior)?

    Sim. Porém acreditamos que as considerações poderiam sem mais ampliadas, a fim de enriquecer o projeto em si, e a aprendizagens realizadas pelo grupo, através das pesquisas, leituras, e entre outros materiais/ recursos de pesquisa.

    9 - estão presentes as referências bibliográficas utilizadas no desenvolvimento do projeto?

    A partir da primeira apresentação, notificadas de que maneira deveríamos proceder com o blog, e suas referências, percebemos que esta mudança foi dada, e assim se incluíram as referências.

    10 - foi preservada a autoria dos textos já existentes? Citação quando necessário copiar partes de textos já produzidos por outros autores e criação de link para o site de origem quando se tratar da indicação de leitura de textos na íntegra, produzidos por outros autores e disponibilizados na internet?

    Conforme a questão anterior sim.

    11- há autorização para publicação de fotos?

    Não existem fotos no blogger.

    12 - o grupo desenvolveu fluência tecnológicas, ou seja, foi capaz de utilizar diferentes tecnologias/recursos?
    Não encontramos diferentes recursos, só visualizamos os link para visitarmos outros sites, com jogos.

    13 - houve colaboração no grupo (interação de todos os integrantes)?

    Sim, pelo que percebemos.

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  2. Notas:Referentes ao envolvimento com o blog e pela apresentação do dia 03/12, e pelo que percebemos todas estavam envolvidas e interagiram por igual, percebemos esta harmonia no desenvolver do blog e assim acreditamos que o mais justo seja darmos a mesma nota para todas as integrantes do grupo. Conceito- 5,3.
    ( considerando que a máxima seja 6)

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  3. Nossa pesquisa é muito ampla e complexa. Sua compreensão é mais clara quando é vista com os olhos. Explicá-la somente é vago. Façam a experiência de visualizar uma criança jogando um jogo no computar, preste atenção a todos os detalhes e verão que realmente elas aprendem sim!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

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