domingo, 11 de outubro de 2009

Jogos digitais na educação

"Deus quis que os homens se divertissem com muitos e muitos jogos, pois eles trazem conforto e dissipam preocupações."
Já é quase dia das crianças. E quais crianças não gostam de brincar? Infelizmente vamos crescendo e "perdendo" o tempo para "essas coisas"...nos ensinaram (não sei por que) que brincar é coisa de criança. Paro para pensar se ser feliz também é...
No entanto há modos e brincadeiras diferentes ao passar do tempo. No meu por exemplo brincava muito de pega pega com os vizinhos, esconde esconde até altas horas, bolinho de barro com ovo da vó, aulinha, alerta, futebol ...enfim...tantas brincadeiras que estavam de acordo com a época em que vivi (nasci em 1989) e com a infância que se tinha. Hoje em dia a brincadeira se adequa a nova realidade e aos personagens que vivem nela.
Trago algumas brincadeiras e jogos comuns do passoado,sua história e o modo como se adequaram as tecnologias.
* Quebra - Cabeça: Invenção de John Spilsbury, em 1767, que como professor de Geografia não gostava que seus alunos decorassem os conteúdos. Para fazer com que os seus alunos aprendessem a forma dos mapas e sua localização colou os mapas em placas de madeira finas e com o auxílio de um estilete cortou as bordas da Europa transformando cada pedaçinho em um país. Do mesmo modo que os alunos se divertiam com a tarefa também iam aprendendo. A partir daí todas as pessoas começaram a utilizar as figuras cortadas como quebra cabeça. O quebra cabeça foi inventado como um artíficio para se aprender com prazer. Atualmente temos diversos links disponíveis pela internet e que copio nos links deste post.
* Dominó - Criado desde Antes de Cristo no continente Asiático, China, pelo soldado chinês chamado Hung Ming. A palavra dominó vem do latim "domino" e quer dizer senhor. É composto por 28 peças planas retangulares formando varias combinações.
O que podemos ver é que as brincadeiras e jogos se adequam a época histórica em que se inserem, portanto, do mesmo modo que o criador no quebra cabeça precisou criar algo para motivar os seus alunos a aprenderem sobre os mapas precisamos criar alternativas para educar com o auxílio das tecnologias afirmando a educação como conhecimento.
(Aline Mello, 11/10/09)

Um comentário:

  1. É verdade!!!!!!!!!!!!!!! Na minha infância e adolescência também usufrui destas brincadeiras.Era muito bom e divertido, se esconder na rua já tarde da noite, nos lugares mais improváveis. Sinto saudades, pois acredito que tenham se perdido com a evolução do tempo. Muitas destas brincadeiras fazem parte do passado, já que estamos na era da tecnologia que está cada vez mais forte e presente em nossa sociedade.Mas junto com a nostalgia da saudade, vem a certeza de que a tecnologia só vem a acrescentar na vida de qualquer pessoa, pois facilita em todos os sentidos. E mais ainda na vida de um professor,que pode apropriar-se dela como complementação da metodologia. Tenho certeza de que a aprendizagem torna-se prazerosa quando se alia conteúdo ao uso do computador. Usar a internet como recurso é uma ótima ferramenta. Criar novos caminhos a partir da tecnologia é necessário pra firmar uma educação cada vez mais sedenta de informção na construção de um conhecimento que preze todos os valores e atenda todas as necessidades de seus alunos.
    (Vanessa M. Lunkes, 13/10/09)

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