domingo, 11 de outubro de 2009

Trecho do Livro "Professores Reflexivos em uma escola Reflexiva"


Conseguimos visualizar o quanto os conteúdos se cruzam em nossa formação. O assunto tecnologia na educação tem passado por diversas vezes através de livros, vídeos, revistas, etc. Trago um trecho do livro Professores Reflexivos em uma escola Reflexiva de Isabel Alarcão o qual diz:

"Podemos considerar que o mundo atravessa uma situação de mudança com paralelismo em outras situações históricas em que, pelo seu efeito transformador, sobressai a revolução industrial. Porém, o valor não está hoje na capacidade de seguir instruções dadas por outros para fazerem funcionar as máquinas, mas sim na capacidade de transformar em conhecimento a informação a que, graças às máquinas, temos um rápido acesso." (p. 17, 2008)


A partir deste trecho o professor se dá conta de que não de trata do domínio exclusio da máquina na educação. Estamos diante de um acervo enorme de informação vertente dos meios tecnológicos mais que precisam ser trabalhados para se tornarem CONHECIMENTO além de informação. A citação acima é um alerta para professores que não utilizam as tecnologias com medo de perderem a sua profissão para as máquinas. As máquinas são extensões do cérebro (Alarcão, 2008) e para isso necessitamos dela como arquivo de fácil acesso.

(Aline Mello, 11/10/09)

Um comentário:

  1. Este medo do professor de ser substituído pelas máquinas é totalmente inviável, pois a máquina sozinha não cumpre o papel essencial do profissional da educação que é o de transformar estas informações em conhecimento.Informações essas que nos são veiculadas de modo muito rápido e em grande quantidade.Esse é o trabalho das tecnologias digitais: estar à serviço de uma educação de qualidade, sendo uma importante ferramenta na realização desta tarefa.
    Meninas sugiro que coloquem fotinhos suas no seu blog que está uma gracinha e tudo a ver com a temática investigada. Um abraço.
    Postado por Luciana Gorski do Carmo em 07/11/09.

    ResponderExcluir