segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Professores do futuro

Com certaza as tecnologias estão batendo a nossa porta. Esta é uma reportagem bem interessante e que vale a pena ser compartilhada.


Professor do futuro antenado com o mundo

Velocidade é a palavra que define o nosso tempo. Novas tecnologias se tornam obsoletas em um piscar de olhos. Em meio a um turbilhão de informações que recebemos todos os dias, os professores tentam acompanhar a garotada para falarem a mesma língua. Digital, virtual, global: neste cenário que muda a cada momento é tarefa do educador ensinar o que precisa ficar. Preparar-se para o futuro e manter-se atualizado é um desafio constante do professor que comemora hoje o seu dia.
Até pouco tempo era o professor que apresentava novidades aos alunos. Hoje a troca de aprendizados é muito maior. Conquistar a atenção desta geração passa pelo domínio de ferramentas multimídia. O supervisor e professor de didática geral do curso de Magistério do Instituto Estadual Pedro Schneider, Juliano Batista da Silva, diz que o professor tem dois desafios: conhecer a diversidade multimídia e acompanhar as mudanças, que são velozes.
‘‘Independente de classe social todo aluno tem contato com essas ferramentas’’, diz o supervisor. Nas escolas os laboratórios de informática, nos bancos o autoatendimento. câmera digital, telefone celular. ‘‘Cabe ao professor verificar o que está disponível e usar de forma pedagógica para despertar o desejo de aprender no aluno’’, afirma Silva. Existem portais na Internet que orientam professores a usar jogos, textos e demais atividades virtuais em sala de aula.
Tecnologia é ferramenta nas escolas
A informática como meio de educar, de desenvolver a proposta pedagógica, é realidade nas escolas municipais de São Leopoldo, que contam, na maioria, com sala de informática. Professores da Educação Infantil precisam dominar as mesas pedagógicas que contam com jogos e computador. Usadas por seis alunos ao mesmo tempo, desenvolvem o intelecto de forma coletiva. “Por mais embasamento teórico que os professores tenham, a realidade do mundo é muito complexa. Eles convivem em sala de aula com as diferenças sociais e econômicas, problemas familiares e pais que delegam ao professor a educação do filho e devem se preparar para tudo isso’’, diz a secretária de Educação de São Leopoldo, Maria Luiza Sedrez.
É constante a formação dos 1,7 mil professores de São Leopoldo. A formação continuada reúne os professores em grupos separados por séries iniciais e finais. Os encontros são quinzenais e os assuntos são diversos. ‘‘Eles estudam, entre outros temas, a diversidade e a inclusão não só de alunos com necessidades especiais mas de todos’’, comenta a secretária.
Para Maria Luiza, o professor do futuro é alguém que acompanha a velocidade das mudanças e está em constante formação. ‘‘Ele deve enxergar o desafio como uma nova possibilidade’’, diz.

( Jornal Vale dos Sinos, 15/10/2009)

É gritante hoje a necessidade do professor em se adequar as novas tecnologias, elas estão cada vez mais presentes e exigem do professor um conhecimento profundo do mundo em que está se inserindo as novas gerações.
(Vanessa Lunkes)

3 comentários:

  1. Já tivemos a oportunidade de conhecer um pouco mais no nosso Municipio de São Leopoldo, como funciona o projeto de tecnologias digitais na educação, com os softwares da positivo, e vimos o quão interessantes são, por proporcionarem ao educando uma maneira de aprendizagem mais lúdica, sendo mais prazerosa à aprendizagem do educando. Pelo que sabemos este porjeto aqui no municipio acontece de forma que os professores recebem um treinamento, e ese acontece sempre com reciclagem, além de cada escola ter disponibilizado os monitores de informática que apoioam os professores com os projetos, e o planejamento das atividades que são levadas aos alunos, e é função deste monitor, questionar o professor, apoiar e incentivar ao uso da tecnologia digital junto a seu planejamento.

    ResponderExcluir
  2. É mesmo colegas...
    O professor precisa se adequar as novas tecnologias, assim como nossos alunos precisamo fuçar e "exigir" nas nossas escolas formações que nos auxiliem nisso. Parabéns para os munícipios que já se antenaram e começaram essa proposta.
    Parabéns pelo blog
    Abraços Graziela Patzlaff

    ResponderExcluir
  3. Esta´se formando uma nova geraçao de crianças e adolecentes mais exigentes quanto a´diversificaçao dos metodos de aprendizagens.Por esse motivo, os professores tem que procurar se atualizar e apresentar ferramentas de ensino mais inovadoras e motivadoras que consigam passar conhecimento a esse novo publico.
    Viviane Hermann

    ResponderExcluir