segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Hoje tem brincadeira

Pode não parecer, mas simples brincadeiras e jogos são mais do que meros passatempos quando realizados em sala de aula. Isso porque eles ajudam no desenvolvimento das crianças, promovem processos de socialização e de descoberta do mundo, auxiliam-nas a superar os problemas existentes e oferecem melhores condições de desenvolvimento, além de ampliar e valorizar o espaço e as oportunidades de atividades lúdicas. Assim, sua execução envolve a promoção da capacidade de organização pessoal, as expressões corporal e oral, o entendimento, a interpretação, a imaginação e a criatividade.
O biólogo Jean Piaget, um dos maiores nomes do construtivismo, lembra que "o jogo é um tipo de atividade particularmente poderosa para o exercício da vida social e da atividade construtiva da criança". Portanto, com essa forma lúdica de ensinar, os jogos e as brincadeiras trabalham a criatividade e as linguagens oral e escrita com sequencia, desenvolvendo o conhecimento.
(Trecho de um artigo da Revista Projetos Escolares do Ensino Fundamental Ano 1- Nº8 p. 10, escrito por Flávia D. A. Corpo, Rosi Poffo e Sandra Lea J. de Freitas).
A partir deste artigo acredito que os jogos e as brincadeiras são de extrema importância para o desenvolvimento cognitivo e motor das crianças, promovendo sua atenção, memorização, socialização e criatividade proporcionando uma aprendizagem mais significativa e autônoma para os alunos.
(Postado por Sabrina Bastos, 19/10/2009).

5 comentários:

  1. Trabalhamos com educação inafantil no municipio de Sao Leopoldo e esta realidade já se faz presente, temos em nossas EMEIs as mesas tecnologicas da Positivo Informática, que possibilita através da interação com jogos, músicas, histórias e brincadeiras o desenvolvimento das mais amplas áreas do conhecimento/desenvolvimento infantil além de já ir familiarizando oas turmas com essas novas ferramentas tão utilizadas atualmente em nossa sociedade.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. gurias, adorei esta postagem e o blog como um todo. concordo com vcs quando discordam do uso do jogo como simplesmente uma atividade para passar o tempo. Os jogos promovem sim processos de socialização e de descoberta do mundo, auxilindo a superar os problemas existentes e oferecem melhores condições de desenvolvimento, além de ampliar e valorizar o espaço e as oportunidades de atividades lúdicas.parabens pelas colocaçoes e problematizaçoes, apenas senti falta das fotinhos, que permitem conhecer melhor cada participante do grupo. abraços Cristiane Winter

    ResponderExcluir
  4. Ola gurias!!! muito legal o blog de vocês,em muitas escolas é assim,a tecnologia em sala é apenas usada para o jogo, mas temm alguns locais que o professor de informática planeja suas aulas de acordo com as aulas do professor titular da turma, assim reforçando o aprendizado.Boa escolha parabens!!!!

    ResponderExcluir
  5. Olá meninas.
    Realmente os jogos não são meros passatempos, pois hoje as crianças desde muito cedo, estão conectadas, e o lúdico os ensina, claro que se os professores mediarem este conhecimento e os integrarem aos conteúdos aplicados, teram uma conotação mais significativa, as crianças desenvolvem e se adaptam ao novo com muito mais facilidade de que os adultos;eles fazem uma leitura de mundo, mesmo sem estarem alfabetizados e através da visualização se conectam com o mundo virtual, pois a criança também aprende
    brincando. Fizeram uma boa escolha, o blog esta se estruturando e em processo como todos nós. Sugiro vocês acrescentarem nos textos que faltam; as fontes ok.Abraços Mara

    ResponderExcluir