Pode não parecer, mas simples brincadeiras e jogos são mais do que meros passatempos quando realizados em sala de aula. Isso porque eles ajudam no desenvolvimento das crianças, promovem processos de socialização e de descoberta do mundo, auxiliam-nas a superar os problemas existentes e oferecem melhores condições de desenvolvimento, além de ampliar e valorizar o espaço e as oportunidades de atividades lúdicas. Assim, sua execução envolve a promoção da capacidade de organização pessoal, as expressões corporal e oral, o entendimento, a interpretação, a imaginação e a criatividade.
O biólogo Jean Piaget, um dos maiores nomes do construtivismo, lembra que "o jogo é um tipo de atividade particularmente poderosa para o exercício da vida social e da atividade construtiva da criança". Portanto, com essa forma lúdica de ensinar, os jogos e as brincadeiras trabalham a criatividade e as linguagens oral e escrita com sequencia, desenvolvendo o conhecimento.
(Trecho de um artigo da Revista Projetos Escolares do Ensino Fundamental Ano 1- Nº8 p. 10, escrito por Flávia D. A. Corpo, Rosi Poffo e Sandra Lea J. de Freitas).
A partir deste artigo acredito que os jogos e as brincadeiras são de extrema importância para o desenvolvimento cognitivo e motor das crianças, promovendo sua atenção, memorização, socialização e criatividade proporcionando uma aprendizagem mais significativa e autônoma para os alunos.
(Postado por Sabrina Bastos, 19/10/2009).
Trabalhamos com educação inafantil no municipio de Sao Leopoldo e esta realidade já se faz presente, temos em nossas EMEIs as mesas tecnologicas da Positivo Informática, que possibilita através da interação com jogos, músicas, histórias e brincadeiras o desenvolvimento das mais amplas áreas do conhecimento/desenvolvimento infantil além de já ir familiarizando oas turmas com essas novas ferramentas tão utilizadas atualmente em nossa sociedade.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirgurias, adorei esta postagem e o blog como um todo. concordo com vcs quando discordam do uso do jogo como simplesmente uma atividade para passar o tempo. Os jogos promovem sim processos de socialização e de descoberta do mundo, auxilindo a superar os problemas existentes e oferecem melhores condições de desenvolvimento, além de ampliar e valorizar o espaço e as oportunidades de atividades lúdicas.parabens pelas colocaçoes e problematizaçoes, apenas senti falta das fotinhos, que permitem conhecer melhor cada participante do grupo. abraços Cristiane Winter
ResponderExcluirOla gurias!!! muito legal o blog de vocês,em muitas escolas é assim,a tecnologia em sala é apenas usada para o jogo, mas temm alguns locais que o professor de informática planeja suas aulas de acordo com as aulas do professor titular da turma, assim reforçando o aprendizado.Boa escolha parabens!!!!
ResponderExcluirOlá meninas.
ResponderExcluirRealmente os jogos não são meros passatempos, pois hoje as crianças desde muito cedo, estão conectadas, e o lúdico os ensina, claro que se os professores mediarem este conhecimento e os integrarem aos conteúdos aplicados, teram uma conotação mais significativa, as crianças desenvolvem e se adaptam ao novo com muito mais facilidade de que os adultos;eles fazem uma leitura de mundo, mesmo sem estarem alfabetizados e através da visualização se conectam com o mundo virtual, pois a criança também aprende
brincando. Fizeram uma boa escolha, o blog esta se estruturando e em processo como todos nós. Sugiro vocês acrescentarem nos textos que faltam; as fontes ok.Abraços Mara