quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Reflexão no ensino com crianças.

Seguindo alguns princípios de Piaget (1975), vemos que por exemplo no caso de crianças, as mesmas devem ter um determinado tempo adequado para gozar a sua infancia, ter um período ideal para entrada na escola e começar a partir dai a ser alfabetizada, ou seja, a criança deve alcançar e obter um certo grau mínimo de maturidade para aí sim se envolver com atribuiçoes de maior responsabilidade. Sabemos, é verdade, que pelo simples fato de uma criança olhar e manipular um computador, pode levá-la a ter um certo impacto num primeiro momento, levando em alguns casos a alteraçoes no quadro psicológico, pois o tratamento é feito com a máquina atraves de um processo mecanicista e artificial e não atraves do relacionamento com outros seres humanos. Devemos nos preocupar em propor e executar todas as tecnicas viáveis e ate aqui conhecidas tradicionalmente de aprendizado com as crianças, visando a influenciar sua imaginaçao, coordenação motora e criatividade como sempre fizemos.

PIAGET, Jean. A construção do real na criança. Rio de Janeiro,2. ed..Zahar Editores. 1975,360 p.

Viviane Maria Hermann

Nenhum comentário:

Postar um comentário