sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Concepções teóricas para o jogo.

O jogo para Piaget:
Descreve quatro estruturas básicas de jogos infantis, que vão se sucedendo e se sobrepondo nesta ordem:
Jogo de exercício, jogo símbólico/dramático, jogo de construção, jogo de regras.
A importância do jogo de regras, é que quando a criança aprende a lidar com a delimitação, no espaço, no tempo, no tipo de atividade válida, o que pode e o que não pode fazer, garante-se uma certa regularidade que organiza a ação tornando-a orgânica.
O valor do conteúdo de um jogo deve ser considerado em relação ao estágio de desenvolvimento em que se encontra a criança, isto é, como a criança adquire conhecimento e raciocina
O jogo para Vygotsky:
Vygotsky estabelece uma relação estreita entre o jogo e a aprendizagem, atribuindo-lhe uma grande importância. Para que possamos melhor compreeender essa importância é necessário que recordemos algumas idéias de sua teoria do desenvolvimento cognitivo. A principal é que o desenvolvimento cognitivo resulta da interação entre a criança e as pessoas com quem mantém contato regulares.
Convém lembrar também que o principal conceito da teoria de Vygotsky é o de Zona de Desenvolvimento Proximal, que ele define como a diferença  entre o desenvolvimento atual da criança e o nível que atinge quando resolve problemas com auxílio, o que leva à consequência de que as crianças podem fazer mais do que conseguiriam fazer por si sós.
Diferenças entre Vygotsky e Piaget
Tanto em Vygotsky como em Piaget se fala numa transformação do real por exigência das necessidades da criança, mas enquanto que para Piaget a imaginação da criança não é mais do que atividade deformante da realidade, para Vygotsky a criança cria (desenvolve o comportamento combinatório) a partir do que conhece, das oportunidades do meio e em função das suas necessidades e preferências.
Trecho retirado do site: http://www.centrorefeducacional.com.br/ojogosim.html/

Acredito que os jogos educativos são um instrumento muito importante para a construção da aprendizagem das crianças, pois possibilita experimentar hípoteses, a desenvolver o raciocínio lógico e ao mesmo tempo proporciona a construção do conhecimento.
(Postado por Sabrina Bastos)

Um comentário:

  1. Além do mais trabalhar com jogos desafia a criança e elaborar estratégias para superar dificuldades, também mexe com sua fantasia.
    (Vanessa Lunkes)

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