quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Jogos educacionais no computador

A utilização de jogos computadorizados na educação proporciona ao aluno motivação, desenvolvendo também hábitos de persistência no desenvolvimento de desafios e tarefas. Os jogos, sob a ótica de crianças e adolescentes, se constituem a maneira mais divertida de aprender. Além disso, eles proporcionam a melhora da flexibilidade cognitiva, pois funcionam como uma ginástica mental, aumentando a rede de conexões neurais e alterando o fluxo sanguíneo no cérebro quando em estado de concentração.

Os jogos educacionais se baseiam numa abordagem auto-dirigida, isto é, aquela em que o sujeito aprende por si só, através da descoberta de relações e da interação com o software. Neste cenário, o professor tem o papel de moderador, mediador do processo, dando orientações e selecionando softwares adequados e condizentes com sua prática pedagógica. Ele vai além do simples coletor de informações, ele precisa pesquisar, selecionar, elaborar e confrontar visões, metodologias e os resultados esperados.

Existem hoje no mercado uma gama de jogos para ensinar conceitos difíceis de serem assimilados pelo fato de não existirem aplicações práticas mais imediatas, como o conceito de eletrização, conservação de energia, trigonometria, grandes navegações, entre outros. Entretanto, o nosso grande desafio é apoiar o aluno para que sua atenção não seja desviada somente para a competição, deixando de lado os conceitos a serem desenvolvidos. Por isso, a reflexão do aluno e a observação do professor são fatores essenciais quando utilizamos jogos educacionais em sala de aula com fins pedagógicos.
Trecho do artigo Jogos Educacionais disponível em
www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/artigos/jogos-educativos-para-sala-de-aula.php

2 comentários:

  1. Meninas...
    O blog de vocês está atrativo, organizado de acordo com as orientações propostas, há identificação, com o decorrer das semanas foram colocadas fotos. Percebi que o blog com no decorrer das aulas, após a apresentação em aula, no grau A ganhou uma “cara nova” e este novo formato do blog o deixou mais interessante.As postagens estão bem organizados e de acordo com a problemática abordada no projeto.

    ResponderExcluir
  2. AS NOVAS TECNOLOGIAS SAO SEM DUVIDA FUNDAMENTAIS HOJE NOS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM, MAS E´ PRECISO QUE SEJAM RESIGNIFICADAS, POIS SO ASSIM ELAS PODEM SER DE FATO PARCEIRAS NO ATO EDUCATIVO E NO DESENVOLVIMENTO DA HUMANIDADE.
    VIVIANE HERMANN

    ResponderExcluir